25 outubro 2018

Quanto custa fazer Odonto?



Oi gente, tudo bem?

Essa é a coisa que eu mais escuto na vida: "É caro fazer odontologia?" E a resposta é: sim!

Calma, se odonto é seu sonho não desanima não, que tudo tem jeito, eu não sou ryca e estou quase formando, então senta aí e não desiste não!

Odontologia é de longe um dos, senão o curso mais caro de graduação no Brasil. Isso tudo porque a mensalidade em faculdades particulares está entre as 3 que tem o valor mais alto (acredito que fique atrás somente de medicina). O grande "problema" nessa conta, é que os gastos com o curso não param na mensalidade, como os outros.

Mesmo que você consiga uma bolsa de estudos ou estude em uma faculdade pública, o que é meu caso, na maioria dos lugares odonto é um curso integral, ou seja, você vai pra faculdade de manhã e sai só a noitinha. Não vou dizer que é impossível trabalhar, até porque eu trabalhei durante todo o curso e sigo trabalhando, mas não é fácil viu? É um curso muito puxado em carga horária e acaba dificultando na hora de conseguir um emprego  (quase impossibilitando), fora alimentação, transporte, etc...

Além do curso ter a mensalidade alta, ser integral tem as listas de materiais.
Sim! A cada semestre recebemos uma lista de materiais e instrumentais de cada disciplina e vou te dizer: dói, viu?! Nos três primeiros semestres do curso gastei bem pouco (acho que não deu nem R$500). Porém depois do 4° semestre meu amor, só jesus na causa e boleto na gaveta.
Somando por cima, Já gastei uns R$15 mil  só em material e instrumental.

O intuito desse post não é fazer você desistir de odonto não. Odontologia é um curso lindo, maravilhoso, mas que não é barato. Então, enquanto se prepara para o vestibular, já vai guardando um dinheirinho e saiba que nem tudo será flores, mas no final tudo vale a pena.

Em breve farei um post mostrando como conseguir economizar na faculdade e nas listas de materiais!

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário