02 janeiro 2016

Porque troquei de curso na faculdade?


Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vim aqui contar um pouco sobre a minha faculdade. Para quem não sabe, em 2013 ingressei na universidade no curso de nutrição. Entrei pelo ENEM/SiSu em uma universidade federal. Não era o curso dos meus sonhos, eu sempre quis cursar medicina, mas como não consegui passar pra med, resolvi dar um up e um jeito na vida e fazer outro curso, já que já tinha tentado 3 anos o vestibular.
Pesquisei bastante sobre os cursos que tinham na minha cidade e resolvi então partir para a faculdade de nutrição. No início, amei o curso. O ambiente de faculdade era maravilhoso (muitas festas). No segundo semestre as disciplinas começaram a ficar bem difíceis e as específicas estavam chegando. A primeira disciplina específica que tive foi Bromatologia que estuda os alimentos e sua composição, química... Enfim. Não gostei muito, mas como ainda era o início, achei que ia passar. No 3° semestre apareceram mais disciplinas específicas. Cursei Dietética I, CTA (Ciência e Tecnologia dos Alimentos), Nutrição e Saúde Pública e Administração e Saúde Pública. Aí que tudo começou a desandar. Conforme estudava como seria a minha vida profissional, o real dia-a-dia, a realidade mesmo, comecei a me apavorar. Não era aquilo que eu queria fazer, não me via exercendo a profissão. Comecei então a pensar em trocar de curso. Para mim foi uma decisão difícil, já que detesto deixar as coisas pela metade, mas como a faculdade é a decisão de uma vida, fui fazer minhas pesquisas.

Como estudava em uma Universidade Federal e não queria trocar para uma particular (embora a estrutura seja mil vezes melhor), me inscrevi novamente no ENEM e pesquisei sobre os cursos oferecidos na minha faculdade. Com isso, tive um click: Odontologia. Olhei a grade curricular, vi quais cadeiras poderia aproveitar da Nutrição e conversei com alguns amigos que cursavam odonto. Tomei a minha decisão e encarei dois dias de ENEM.

Minha nota, para a minha surpresa, foi uma das melhores que já tinha tirado em relação aos outros ENEM's que tinha feito (mesmo cursando e estudando paralelamente com outro curso).
Em março de 2015 (na chamada oral) passei para Odontologia e saí da Nutrição.  E olha, foi a melhor decisão que já tomei na minha vida. Estou realizada e me vejo como dentista no futuro.
Escolher uma profissão é muito difícil, e tal decisão tomamos muito cedo, na maioria das vezes sem vivência nenhuma com a futura profissão, no escuro e com muita pressão.

Minha dica é: pensem muito na futura profissão de vocês. Pesquisem as cadeiras, as áreas de atuação, mercado de trabalho, conversem com profissionais da área. Se arrependeu? Não tenha medo de partir pra outra. Nunca é tarde para irmos atrás do que queremos.

Quero fazer outros posts falando da minha faculdade de Odontologia, então esperem muito ver este assunto por aqui. Inclusive queria fazer um canal, já que acho o Youtube bem carente desse assunto, mas tenho vergonha!! rsrsrsrsrsrs

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário